Planejando uma Eurotrip - parte 2

>> 27 junho, 2010

Disse há algum tempo que voltaria com dicas de albergues. Taí uma coisa difícil de saber pq achar um bom albergue é como um oásis no deserto, sempre tem uma coisinha ou outra que desagrada. Mas como o preço é baixo (na maioria das vezes), não se pode exigir demais.
A primeira vez que fiquei em albergue foi em 2003, minha primeira viagem à Europa, em Londres. Na época nem sabia como fazer essas coisas pela internet, então foi a própria agência onde comprei as passagens que se encarregou disso. Achei a experiência "inusitada" (eu com meus pijaminha da Hello Kitty e três caras dormindo no mesmo quarto!!), mas levei numa boa.
Hoje acho bem mais tranquilo reservar um albergue. Normalmente busco pelo site hostels.com, onde é só colocar o destino e as datas e já é possível encontrar os albergues disponíveis (você pode procurar por preço, disponibilidade, avaliação, etc.). Normalmente, faço as buscas por avaliação e escolho sempre entre aqueles com nota superior a 80%. Isso não garante nada, mas já te deixa um pouco mais seguro.
Olhar a opinião de outras pessoas que se hospedaram naquele albergue é muito bom e normalmente nesses que têm boa avaliação, as pessoas ressaltam os pontos positivos e citam os negativos.
Antes de reservar, o ideal é olhar sempre a localização. Se não está exatamente no centro, tem que estar perto de uma estação de metrô ou outro meio de transporte que te leve fácil pra lá. Com isso, sempre tivemos bastante sorte.
Outra coisa é a limpeza. Conforto é sempre bom, mas limpeza é indipensável. Tivemos muito azar com isso em Roma, onde nosso albergue fedia horrores e era meio nojento.
Conforto é uma coisa bem relativa pra cada um. Obviamente é melhor dormir num quarto onde fique só o seu grupo, mas já não me incomodo mais de dormir com outras pessoas. O máximo em que ficamos foi oito e acho que é bastante gente. Acho que mais que isso já é demais... Nunca tivemos problema de roubo, mas sempre demos preferência a quartos que tivessem lockers.

Nosso quarto em Barcelona - quatro beliches e muito espaço para malas)
Já em quartos menores, não tem esse tipo de preocupação e dá pra ficar mais à vontade (se forem só meninas dá pra se trocar pra balada numa boa), mas, por outro lado, eles costumam ser bem pequenos e apertados. Em Paris e Madrid, pegamos quartos para quatro pessoas e não havia quase espaço para as malas... no inverno, foi tranquilo, mas no verão deve ser um inferninho!


Quartos com pouco espaço, mas que comporta o número certo do grupo!
Ainda pensando em conforto/limpeza, é bom sempre analisar se o banheiro fica dentro ou fora do quarto. Ficando fora, você corre o risco de dividi-lo com a torcida do Flamengo (o que não é necessariamente ruim pq se o albergue tem um sistema eficiente de limpeza, ele se mantém limpinho mesmo com a alta rotatividade); ficando dentro, você divide só com quem está hospedado naquele quarto - normalmente essa opção é para quartos de até quatro pessoas.
Para quem vai sozinho, dar uma olhada nas avaliações de "fun" pode ser um bom negócio. Vários albergues têm um bar e o pessoal costuma se encontrar lá (né, Lud?), mas esse é um item ao qual não costumo dar muita atenção porque normalmente vamos só pra dormir.
Nesse site do hostels é super fácil reservar e seguro também. O pagamento pode ser feito pelo cartão de crédito (internacional, claro) pelo site, mas só é preciso pagar 10% do que será cobrado. O resto você paga lá. Depois da reserva feita, você depois recebe um email confirmando a reserva e todos os dados.
Os preços variam bastante e, por isso, é preciso prestar atenção em tudo. Encontramos albergues super baratos para essa próxima viagem - 13 euros - e outros nem tanto - 35 euros (mas optamos por alguns um pouco mais caros, mas com melhor localização, por exemplo). Se der certo, recomendo por aqui depois da volta.

Bom restinho de finde!
Bjs

0 comentários:

Postar um comentário

Blog template by simplyfabulousbloggertemplates.com

Back to TOP