Dizer ‘não’ dói?

>> 16 julho, 2009

Tem um professor argentino na pós que eu adoro, principalmente quando ele usa umas palavras em espanhol e nem repara. Acho engraçado isso quando você vai morar em outro país e fica por anos que ainda assim você mantém algumas coisas da sua língua materna sem perceber.... ou o contrário. Tipo meu primo que mora na Espanha e quando eu pergunto pra ele quando foi o final de semana e ele diz que “me passei muito bem” como se isso fosse português.
E esse professor tava falando umas manias de brasileiro que são muito engraçadas, do tipo: “passa lá em casa”. Segundo ele, gringo não diz isso, mas se ele diz é porque ele está efetivamente te convidando e não só pra ser simpático. O resultado é que o gringo aparece no dia seguinte e o brasileiro fica com aquela cara de “o que você está fazendo aqui?”. Também tem aquilo de falar “ah, eu passo na sua casa um dia desses” e o gringo ficar dias em casa esperando você aparecer....
Mas teve outra coisa que esse professor falou que chamou muito a minha atenção porque me identifiquei na hora. Já repararam como as pessoas não tem coragem de dizer não para as outras e sempre arranjam uma desculpa? Se uma pessoa de telemarketing te liga para oferecer um determinado serviço você fala que já tem esse serviço de outra empresa (mesmo que não tenha) só para não ter que dizer não. Se te pedem dinheiro no farol você diz que não tem para dizer não. Se um amigo te chama para sair você diz que está cansado, tem que estudar, sua mãe acabou de fazer lasanha só para não dizer não. Por que tanto medo de dizer “não, obrigado. Eu não preciso do seu serviço” ou “não, eu não quero te dar meu dinheiro”, “Não, eu não quero ir”?
Tenho uma dificuldade tremenda de dizer que não quero algo ou que algo me desagrada (acho que menos com o namorado, né? rs!). Ontem mesmo fomos almoçar e me trouxeram um copo sujo... eu reparei e comentei com meu amigo e ele: “pede outro” e eu: “ah, tudo bem. Eu posso beber na latinha” e ele já bem educadamente: “garçom, você pode trazer outro copo PRA ELA. Dessa vez limpo, favor”.
E eu, roxa, não tive coragem de dizer não pra ele, rs!

BTW - Não tem ninguém que saiba dizer um não com mais elegância que Dona Amy - "They try to make me go rehab and I say NO, NO, NO" ;-)

2 comentários:

lívia danielli 20 de julho de 2009 às 22:42  

Lali,
Eu não consigo dizer não, tenho problemas com isso, preciso aprender...rsrs
Feliz dia do Amigo!!!
Beijoss!!!

Cori 21 de julho de 2009 às 00:52  

Dizer nao e' trabalhoso, mas uma hora todos nos aprenderemos.
Fica facil com o passar do tempo, onde as pessoas vao te chamando de chata descaradamente e voce nem liga mais.
O melhor de dizer NAO, e' qdo vc diz nao e a pessoa acha que voce esta brincando e nao te leva a serio...e quando nota que voce NAO esta de brincadeira, ela se choca de tal maneira que parece que voce a agrediu fisicamente ou xingou a mae.

BJss

Postar um comentário

Blog template by simplyfabulousbloggertemplates.com

Back to TOP