Blessed are the forgetful

>> 03 março, 2010

Outro dia li em algum lugar que a Internet despertou o pior das pessoas, que, protegidas pelo anonimato, dizem coisas que não diriam na vida real. E alguém retrucou que não, que a Internet só revela o que nós somos, ou seja, se você é um babaca no mundo real, também o será na frente do computador.

Tava pensando nisso porque algumas coisas que tenho visto na Internet me fizeram refletir sobre (é claro) relações (e reações) humanas. E é muito engraçado ver como essa teoria acima realmente se aplica...

Quando a gente ta feliz, é claro que a gente quer que as pessoas que gostam da gente saibam disso, mas na Internet as pessoas também adoram mostrar para aquelas que não gostam tanto assim que estão super-hiper-mega-ultra feliz. Você não percebeu? Loga seu orkut e veja as atualizações.... tem sempre uns ou outros que conheceram o “namorado” há uma semana e escreve que é amor eterno, que antes dele/a não sabia o que era felicidade, que o amor é a coisa mais linda do planeta. E haja fotos românticas toscas na balada, no bar, no restaurante, na cama, na casinha do cachorro....

Veja bem: minha crítica não é quem faz isso, mas a supervalorização que as pessoas dão a isso. Se você é meu amigo no orkut, vai ver que tem várias fotos minhas com meu namorado e até meu profile foi escrito por ele (óbvio que ele não sabia disso quando foi convocado a escrever, rs!).

O problema é quando acaba. Alguns nem ficam em dúvida e deletam logo o perfil por um motivo obscuro – sendo que a maioria volta uma semana depois por algum motivo ainda mais obscuro. Outros apagam o status namorando, voltam ao solteiro e deletam fotos e depoimentos. E tem aqueles que não bastasse fazer tudo isso, colocam logo no perfil: “Solteiro, graças a Deus”, “Miguxas, tô de volta! Vamos pra balada?”, entre outras pérolas.

Sem dúvida, esse último tipo é o mais bizarro. Porque eu simplesmente não consigo entender como uma semana aquela pessoa era o amor da sua vida e na semana seguinte você já não tem nenhum respeito e consideração por ela. Não importa o que ela tenha feito... é muito infantil esse comportamento.

Deletar o Orkut... bom, a menos que você já quisesse fazer isso e não tenha a intenção de voltar uma semana depois, ok. Mas eu ainda continuo achando que o orkut é sim uma boa ferramenta pra encontrar pessoas que já fizeram parte da sua vida em algum momento e manter ctto com um ou outro. Depende muito mais do uso que você faz dele (it’s up to ya!).

Já deletar fotos e depoimentos me parece a saída mais razoável, embora eu tenha uma certa resistência a apagar os depoimentos porque tenho a sensação de que ele reflete aquele momento. Porra, eu não te amo mais, mas naquele momento que escrevi eu te amava e foi bacana.

A sensação que eu tenho é que cada vez menos as pessoas conseguem lidar com o passado (veja bem, sou eu – problemática-mor com o passado – que estou falando isso). Apagar fotos, depoimentos, recados é um jeito de tentar apagar a pessoa da sua vida no melhor estilo ‘Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças’. Mas se você está tão preocupado em apagar tudo isso é sinal exatamente de que você não consegue esquecer... não?

“Blessed are the forgetful, for they get the better even of their blunders” – Nietzsche

2 comentários:

Ludi in the Sky 5 de março de 2010 às 04:33  

Nao adianta apagar depoimento, deletar sms, rasgar foto...

Outro dia a Re disse uma coisa tao bonita e tao verdade. Disse que isso leva tempo, mais do que a gente gostaria, menos do que a genter pensa...
Eu to esperando ainda. Mas esperar na Holanda é tao bom!

Bruno do Iglu 16 de março de 2010 às 00:37  
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário

Blog template by simplyfabulousbloggertemplates.com

Back to TOP