Orgulho de ser quem você é

>> 25 fevereiro, 2009

Eu tenho pavor de homofobia e fico inconformada com algumas coisas que ainda ouvimos e vemos hoje em dia. As coisas já melhoraram muito, mas ainda temos uma longa caminhada pela frente na luta por direitos iguais para GLBTs no mundo inteiro. Pra mim, é sempre complicado falar sobre o assunto pq me envolvo demais... tenho amigos gays e sei o quanto é difícil lidar com o preconceito, especialmente durante a adolescência. Se os jovens héteros já são cheios de crises pq são gordos, magros, baixos, altos, têm espinhas, cabelo esquisito, braços compridos, etc, etc, imagine aqueles que são considerados “anormais”, “pecadores”.
Comecei a ver o filme Milk e ainda não terminei (quase nunca faço isso, mas ontem o sono me pegou), mas já posso dizer que é imperdível. Só pra ter uma idéia, ganhou Oscar de melhor roteiro original e melhor ator (Sean Penn ta fofo demais!).
Em uma das cenas do filme, que se passa na década de 70, vemos um adolescente americano pedindo ajuda pro Milk porque os pais dele querem interná-lo numa clínica para que ele deixe de ser gay porque acham que isso é doença.
O roteiro do filme foi escrito por Dustin Lance Black e, na entrega do Oscar, ele fez um discurso de arrepiar:
“(…) When I was 13 years old, my beautiful mother and my father moved me from a conservative Mormon home in San Antonio, Texas to California, and I heard the story of Harvey Milk. And it gave me hope. It gave me the hope to live my life. It gave me the hope one day I could live my life openly as who I am and then maybe even I could even fall in love and one day get married.
I wanna thank my mom, who has always loved me for who I am even when there was pressure not to. But most of all, if Harvey had not been taken from us 30 years ago, I think he'd want me to say to all of the gay and lesbian kids out there tonight who have been told that they are less than by their churches, by the government or by their families, that you are beautiful, wonderful creatures of value and that no matter what anyone tells you, God does love you and that very soon, I promise you, you will have equal rights federally, across this great nation of ours. Thank you. Thank you. And thank you, God, for giving us Harvey Milk”.

Ainda falando sobre esse tema, vou postar aqui esse vídeo que vi lá no blog da Denise sobre a Proposition 8, uma alteração na constituição da Califórnia que “acrescentava uma frase que define o casamento como uma união entre um homem e uma mulher”. Com isso, todos os casamentos gays da Califórnia serão anulados se essa proposta for aprovada agora no dia 05 de março.
Esse vídeo foi feito por famílias reais convidando as pessoas a repensarem a Proposition 8:

"Fidelity": Don't Divorce... from Courage Campaign on Vimeo.

Depois eu volto pra falar mais sobre Oscar, cinema, livros e afins!
Beijocas

0 comentários:

Postar um comentário

Blog template by simplyfabulousbloggertemplates.com

Back to TOP