Planejando uma eurotrip!

>> 18 maio, 2010

Promessa é dívida e por isso meu cartão de crédito está amargando um belo prejuízo. Quando minha sis foi pra Holanda, eu prometi a ela ainda no aeroporto que iria visitá-la nesse ano. Juro que houve momentos em que pensei em desistir porque não queria me amarrar mais um tempo aqui na editora (isso significa que estou interessada em mudar de emprego. Portanto, caso seu pai seja dono de um jornal, revista, agência de comunicação, empresa que precisa de um veículo de comunicação interno, me avise!) ou então porque achei que era hora de juntar um dinheirinho, mas me digam se tive coragem de descumprir a promessa... claro que não!

Claro que seria uma maravilha ir até a “casa da minha irmã” e estender por uns dias em Amsterdam. Mas aí seria simples demais para nós, mochileiras das galácteas. Então decidimos complicar, incluir outros lugares no roteiro e chamar um terceiro integrante. Isso significa que serão cinco países em 17 dias reunindo três pessoas que atualmente moram em três países diferentes. Tarefa simples, né?

Começamos pelas cidades: Amsterdam, óbvio. Bruxelas porque é coladinho. Berlim porque já queríamos ter ido da outra vez, mas acabamos por algum motivo escolhendo Paris – o que rendeu muito arrependimento a todos. Praga é um dos meus sonhos de consumo porque todo mundo que vai pra lá, volta apaixonado, diz que é a cidade mais linda ever. E, pra fechar, Budapeste. Detalhe: eu tinha certeza que no filme Antes do Amanhecer eles tinham se encontrado em Praga, mas na verdade era Viena. Acabei de descobrir isso e to puta comigo mesmo. Por que é que não procurei antes, hein?

Bom, depois de decididas as cidades, fomos às datas e não tivemos mta opção já que minha irmã, como au pair, só tem duas semanas de férias e essas semanas já tinham sido definidas pela família. Aí tivemos que encaixar a agenda do meu primo e... só então começa o real trabalho!!!

Comecei a pesquisar passagens aéreas de uma parte a outra. Pensamos em comprar aquelas passagens de trem, mas Praga não fazia parte dos passes e acabaria não compensado. Então, fomos aos aéreos. Para isso, usamos basicamente três sites:
- www.rumbo.es um site espanhol que reúne várias companhias de toda a Europa. È como o nosso decolar, mas com mto mais opções. A única desvantagem é que quando o voo é de uma cheap flight company, ele não mostra o nome dela, apenas quando você confirma a passagem. Assim você não tem a opção de ir direto no site da companhia pra checar se era mais barata.
- www.easyjet.com (cheap flight company). È possível achar verdadeiras pechinchas nesse site, é super fácil de navegar e tem voos em mtas cidades europeias.
- www. ryanair.com também tem ótimas promoções e saídas de diversas cidades.
Nesse post aqui do blog Drieverywhere, ela lista mtos outras cias, inclusive por país/região.

A desvantagem dessas companhias é, entre outras coisas, que elas não servem absolutamente nada a bordo e uma água custa 4 euros; além dos bancos serem super apertados e normalmente os voos saem lotados. Além disso, vc paga por cada mala que despacha (em média são 10 euros), portanto é bom viajar com pouca coisa. A Ryanair foi multada em 3 milhões de euros por não prestar auxílio aos clientes afetados pelo furacão...ou seja, largaram o povo sem comida, hotel, sem nada... mas viajamos de Easyjet em 2008 e não tivemos problemas. Apenas alguns atrasos básicos, mas que estavam rolando por conta do período (entre Natal/Ano Novo).

Resumindo: pra economizar, é preciso ter muito saco e pesquisar muito. Mas vale a pena. Tanto é que conseguimos uma passagem Amsterdam-Berlim por 90 euros pra duas pessoas mais uma mala despachada! =) O único trajeto que não achei com bom preço de jeito nenhum foi Budapeste-Praga, o que é uma sacanagem se considerarmos que as cidades são próximas. Então o jeito foi apelar ao trem. Ainda não compramos, mas compraremos pela Rail Europe. A desvantagem é que são seis horas pra chegar, mas acho que vai ser bacana, dá pra desacelerar um pouco. Alguém indica outro site?

Então o roteiro ficou assim: Amsterdam - Berlim Budapeste – Praga – Amsterdam – Bruxelas. Usaremos Easyjet, Avianca, trem e Easyjet nos voos.

Para comprar minha passagem SP-Amsterdam, chequei também vários sites e uma agência de turismo e acabei optando pela KLM, que estava com um preço bom e o voo é direto, bem menos cansativo. Comprei direto pelo site da KLM, super simples (te dá as opções de voos mais baratos nos dias anteriores e posteriores. Adiei minha volta em um dia e economizei uns R$ 150) e dá pra pagar parcelado no cartão sem pagar juros. O atendimento por telefone deles também é ótimo.

Ufa! É isso... volto depois pra falar dos albergues e couch surfing. Para quem nunca viu (se mata! brincadeira...), segue um trailer de Antes do Amanhecer

1 comentários:

Ludi in the Sky 24 de maio de 2010 às 14:54  

Ok, entao nós temos um destinho pra Eurotrip 2011: Viena! Quais sao os 4 outros?

Can't wait, sis.

Postar um comentário

Blog template by simplyfabulousbloggertemplates.com

Back to TOP